Hidrolatos na Aromaterapia


Afinal, o que são hidrolatos?! 🙂


No livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy” a autora Suzanne Catty define os hidrolatos como “água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos“.

Eles são uma substância obtida através da destilação de componentes voláteis de origem vegetal, os hidrolatos tem uma grande importância na aromaterapia devido as suas propriedades terapêuticas e curativas.

Para serem 100% puros os hidrolatos deve passar pelo processo de destilação e não podem ser adicionado outras substâncias (álcool ou preservantes).

hidrolatooe01
Processo de destilação

Hidrolatos e óleos essenciais possuem diferenças em suas concentrações. O óleo essencial é altamente concentrado onde em alguns casos é necessário a diluição. Os hidrolatos contêm toda a essência da planta, porém de forma mais suave tornando-o adequados para o uso em casos que os óleos essenciais seriam muito fortes.

41684262_1251876824954947_1292396423248020744_n

Como contêm nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, traz em suas propriedades características hidratantes, tonificantes e refrescantes. São usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés, além de aromatizadores de ambiente auxiliando até em casos de patologias respiratórias. Devido a sua suavidade podem ser usados em crianças, idosos, jovens e em pessoas com saúde debilitada. Suas formas de uso consistem na aplicação direta para higienização da pele, tônico facial, hidratação dos cabelos e mãos. Peles sensíveis, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou dores também se beneficiam com as propriedades dos hidrolatos. Há diversas essências de hidrolatos, cada um com suas propriedades específicas, conheça alguns na Empório Materno.

www.emporiomaterno.com/aromaterapia

todos-1
Encontre em www.emporiomaterno.com

Alecrim

É excelente para tratar problemas respiratórios, como congestão nasal e muco. Pode ser usado em uma compressa quente, para desinfetar e acelerar a drenagem de pus em casos de infecção no ouvido. Não aplique diretamente no canal auditivo, posicione a compressa em volta e em cima do ouvido. Na pele, acalma as camadas médias, auxiliando em casos de irritação e inchaço, de dentro para fora. O vapor auxilia a tirar impurezas da pele, desobstruindo poros, tonificando e refinando. Possui fortes efeitos antioxidantes internamente e na pele.

Gerânio

Assim como seu Óleo Essencial, possui um belo aroma floral doce que traz equilíbrio. É bom para todos os tipos de pele e ajuda a equilibrar o sebo e manter a pele macia e sem oleosidade. É antisséptico e pode ser usado em casa e no ambiente de trabalho para criar uma atmosfera agradável, livre de agentes infecciosos. Tonico para o sistema nervoso, levanta o ânimo e ajuda a trazer equilíbrio.

Hortelã

Excelente tônico da pele, útil para refrescá-la quando o clima estiver muito quente, ótimo também para borrifar nos pés cansados. Use para refrescar seu rosto quando viaja, pois também irá evitar enjoos. Excelente para usar nos ferros a vapor quando for passar roupas e lençóis, deixando um aroma agradável. Bem refrescante, é útil para pele queimada do Sol, coceira, psoríase e eczema. Hortelã Pimenta é um tônico digestivo renomado e o Hidrolato pode ser usado internamente, adicionado aos chás ou puro em pequenas quantidades

Lavanda

Ideal para todos os tipos de pele, devido às suas propriedades regenerativas e curativas. Pode ser usado para fazer máscaras com argila e ser aplicado com um algodão na pele, limpando e tonificando. No Spray Borrifador, pode ser aplicado no rosto e no corpo refrescar e hidratar. Bom companheiro nas viagens, pois alivia queimaduras de Sol, erupções cutâneas e picadas de insetos. Seu aroma doce e calmante é ótimo para adultos e crianças, promove relaxamento e melhora o sono. Compressas de Hidrolato de lavanda não diluído podem ser aplicadas na testa, pescoço e ombros para aliviar dores de cabeça

Tea tree

Tea Tree é uma planta muito versátil e seu Óleo Essencial amplamente utilizado na Aromaterapia. O Hidrolato possui as mesmas propriedades, de forma mais suave. É antisséptico e um estimulante da imunidade. Topicamente, pode ser usado em feridas, furúnculos, queimaduras, herpes e outros problemas de pele. Bom para pele oleosa, manchas e acne. É revitalizante e refrescante, ideal para borrifar em casa, no trabalho ou em viagens.

Rosas

Limpa e tonifica suavemente todos os tipos de pele, mantendo o equilíbrio do pH e estimulando o processo de regeneração. Suas propriedades antibacterianas ajudam a combater a acne de forma bem gentil, em vez de um tratamento áspero. Sabe-se que é útil no tratamento de todos os tipos de dermatite. Tem um efeito calmante em casos de queimaduras, além de nutrir e hidratara a pele. Também oferece uma propriedade calmante para estados emocionais e psicológicos desequilibrados. É considerado um leve sedativo e antidepressivo. É usado na culinária da Índia, Turquia e Marrocos e durante os milênios em cerimônias religiosas.

Encontre em www.emporiomaterno.com

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s