Mapeamento da Barriga – um guia de empoderamento para o parto


Tempo de leitura: 7 minutos 😉


Carregar um bebê no ventre, senti-lo crescer e se desenvolver é uma das sensações mais incríveis que as mulheres poderão vivenciar ao longo da vida. Sentir cada chute, tentar adivinhar o tamanho do bebê e a posição predileta para se aconchegar na barriga são os passatempos prediletos tanto da gestante quanto de familiares e amigos que a acompanham nessa jornada.

Os avanços tecnológicos permitiram que parte dessa curiosidade fosse sanada e no presente é possível ter até uma visão tridimensional do bebê ainda no ventre. Porém, a realização excessiva de exames, em conjunto com outros fatores (a cultura de que o corpo da mulher é defectivo e necessita de intervenções médicas para gestar e dar à luz, a assistência baseada no cuidado à doença e não à saúde holística do ser) resultam no desconhecimento da mulher em relação ao próprio corpo e sua fisiologia.

A falta de informação é um prato cheio para o medo. E o medo mina a segurança em relação as capacidades inerentes de toda mulher gestar e parir e de todo ser humano de nascer.

Pintando ventres, empoderando mulheres…

Acompanhar a mulher no caminho de (re)conhecimento do próprio corpo durante a gravidez, incentivando-a a apalpar a própria barriga para investigar como o bebê está posicionado e explicar-lhe como as diferentes posições podem influenciar o trabalho de parto, é um dos mais belos presentes que se  poder dar a uma gestante. Porque é por meio da informação que ela vai se empoderar para o parto e para os outros aspectos da maternidade.

DSCN4252
Adquira o seu no Empório Materno

O Guia prático de Belly Mapping: descobrindo a posição do bebê na barriga pelo tato (com exercícios e dicas de pintura de barriga), novo livro da Coleção Parto com Prazer da Lexema Editora, escrito pela parteira profissional Gail Tully e lançado este mês (junho de 2016) durante o III Simpósio Internacional de Assistência ao Parto (Siaparto), chega para mostrar como fazer isso na prática.

É mesmo um guia didático e repleto de ilustrações, feito tanto para gestantes e suas famílias, como para profissionais que atuam na assistência à saúde da mulher durante o período perinatal.

ATENÇÃO: o mapeamento da barriga não substitui a recomendação de nenhum médico a respeito da necessidade da mulher realizar a ultrassonografia durante a gestação. A palpação da barriga feita por profissionais do parto (doulas, enfermeiras obstetras, obstetrizes, parteiras, médicos obstetras), acompanhada de esclarecimentos para a gestante a respeito da posição e tamanho do bebê, bem como a representação artística – por meio de um desenho – do bebê na barriga da mãe, além de proporcionar à mulher momentos de maior conexão com o próprio corpo e com seu bebê, são uma forma lúdica e delicada da mulher se “despedir” de sua barriga.

Com a ajuda do Guia Prático de Belly Mapping, a mulher pode arriscar, sozinha, mapear a posição do bebê na barriga. E os profissionais também podem aperfeiçoar sua técnicas de palpação e realizar o mapeamento da barriga, incentivando a mulher, o(a) companheiro(a) e os irmãozinhos a conhecerem o bebê através do toque, transformando uma simples consulta em um momento de conexão da família e de empoderamento da mulher.

DSCN4263
Comece a treinar sua técnica de ultrassom natural e pintura de barriga com a ajuda do kit exclusivo do Empório Materno

… transformando a realidade

Com as dicas de Gail Tully é possível também proporcionar à mulher o prazer de “ver” seu bebê de  forma lúdica e artística, por meio da pintura de barriga, o que pode ajuda-la a reunir a força, a segurança e a confiança necessárias para buscar um parto respeitoso para si e um nascimento cheio de amor e respeito para seu bebê.

Parece pouca coisa… mas cada mulher que reconhece sua força e sua potência de gestar e parir é uma agente de transmutação da cultura e da realidade. ❤


Fonte da imagem em destaque: Janaína Nogueira – Pintura de Itaiana Battoni


Post relacionado: 

Anúncios

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s