Rebozo: o que é, para que serve e como usar no trabalho de parto!


Tempo de leitura: 5 minutos 😉


Peça de vestuário símbolo da cultura mexicana, o rebozo rodou o frida khalo_auto-retratomundo associado à figura de Frida Kahlo, que usava o tradicional traje enrolado sobre os ombros como uma declaração política de solidariedade aos trabalhadores de seu país. Em castelhano, a palavra rebozo vem do verbo rebozar, cobrir-se. Presente na cultura mexicana desde o século XVII, o xale tecido com técnicas tradicionais indígenas incorporou-se à vida contemporânea: a maioria das mexicanas  possui pelo menos um.

Luciana Benatti e Luciana Carvalho

Apresentação do livro A técnica do rebozo revelada*

O rebozo pode ser usado por doulas, enfermeiras obstetras e obstetrizes durante o pré-natal, para fazer massagens e criar momentos de descontração entre profissional e paciente, facilitando o vínculo tão necessário para o relaxamento, entrega e segurança da mulher no momento de parir.

Durante o trabalho de parto, o rebozo se torna um instrumento poderoso para, por exemplo, a mulher direcionar sua força enquanto se agarra ao tecido mantido com firmeza pela doula, marido ou outro(a) acompanhante. Uma “rebozada” nos quadris ajuda muito a relaxar e se entregar às sensações de dor e prazer causadas pela enxurrada de hormônios do amor durante o trabalho de p12362745_10153359641472428_7666767113425300485_oarto.

Outras formas de utilização: a mulher pode mordê-lo (em vez de morder a mão de alguém, o que acontece com muita frequência, não é mesmo?), auxiliando no momento dos “puxos” do expulsivo; pode servir de xale, para aquecer as costas ou os pés da parturiente; apoio para a cabeça, enquanto a mulher se beneficia do alívio da dor dentro da banheira; suporte da barriga, nas posições inclinadas e de quatro apoios.

Enfim, a sua criatividade é o limite para o uso do rebozo!

IMPORTANTE: como qualquer outro instrumento ou ferramenta, o rebozo deve ser usado apenas quando se conhece as técnicas e suas possíveis consequências, positivas ou negativas! Se informe e estude antes de sair por aí “rebozando” os quadris das gestantes! Para isso, recomendamos a leitura do livro “A Técnica do Rebozo Revelada“, de Naolí Vinaver, à venda no Empório Materno*!


* O livro “A Técnica do Rebozo Revelada” está esgotado na editora, ainda sem previsão para o lançamento de uma nova edição. Cadastre seu e-mail em nossa loja para receber uma aviso assim que recebermos mais unidades em nosso estoque!


Posts relacionados: 

Anúncios

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s