Aromaterapia para profissionais do parto (Parte II – Aromaterapia na gestação, parto e pós-parto)


Tempo de leitura: 5 minutos! 😉


A aromaterapia pode ser uma grande aliada em seu trabalho junto a gestantes, parturientes e puérperas. Aromaterapia é uma terapia complementar à medicina convencional e à homeopatia, cujo foco está na saúde do indivíduo (e não na doença) e que faz uso dos princípios ativos nos óleos essenciais presentes nas plantas e flores para restabelecer o equilíbrio físico e emocional dos organismos.

Para você aproveitar ao máximo todo o potencial dos óleos essenciais em seu trabalho com mulheres, gestantes e mães, o Empório Materno preparou um breve guia de aromaterapia na gestação, parto e pós-parto, dividido em duas partes. Esta é a Parte II – Aromaterapia na gestação, parto e pós-parto.  Para acessar a primeira parte clique no seguinte link: Parte I – Introdução à Aromaterapia.

Comece seus estudos em aromaterapia aqui e vá se aprofundando conforme conhece a diversidade de óleos essenciais e suas propriedades! Vamos lá?


Aromaterapia na gestação, parto e pós-parto

oil-1370569_960_720 (1)Especialmente durante a gestação e o trabalho de parto, alguns óleos essenciais podem ser usados para acalmar e aquietar a mente ansiosa da gestante, dar ânimo e relaxar. Utilize-os diluídos em óleos vegetais para massagens, em escaldapés ou em aromatizadores de ambiente para ajudar a criar um clima de tranquilidade e foco tão necessários no trabalho com as gestantes e suas famílias.

Quais são os óleos essenciais mais indicados durante a gestação, parto e pós-parto?

  • Tea Tree (Melaleuca Alternifolia): limpa a mente de pensamentos perturbadores, além de ser um poderoso fungicida e bactericida, por isso é usado na gestação (ou mesmo não estando grávida) para combater a candidíase, além de ajudar na higienização das fraldas de pano modernas.
  • Olíbano (Boswellia carteri): estimula as contrações e também auxilia na dectaçao da placenta, ajudando evitar hemorragias. Fortalecedor contra as adversidades da vida e ajuda a romper com a tendência de se apegar ao passado. ATENÇÃO:  NÃO USAR DURANTE A GESTAÇÃO, APENAS EM TRABALHO DE PARTO!!
  • Sálvia Esclaréia (Salvia sclarea)estimulante do trabalho de parto  e é também indutor de sono, propiciando sonhos intensos. Aquecedor, um poderoso relaxante e regulador do sistema reprodutivo feminino. Ajuda a transformar a sensação de apatia diante da vida e a discernir o sonho da realidade. Indicado para partos difíceis, estresse, debilidade, depressão e exaustão. ATENÇÃO:  NÃO USAR DURANTE A GESTAÇÃO, APENAS EM TRABALHO D
    E PARTO!!

 Menos é mais

Lembre-se que os óleos essenciais são extremamente concentrados, muito ricos em princípios ativos. Não abuse do uso acreditando ser apenas “um cheirinho”! Use com cautela, principalmente durante a gestação e o parto, pois como qualquer medicamento, os óleos essenciais podem causar alergias, dermatites, dores de cabeça e outros efeitos adversos pelo uso excessivo. Acredite, poucas gotas já são necessárias para o efeito desejado!

Esse é apenas um breve guia. De maneira nenhuma a intensão é esgotar o assunto ou afirmar que esses são os únicos óleos essenciais benéficos para a gestação, parto e pós-parto!

Se você tem alguma sugestão de óleo essencial que utiliza em seu dia-a-dia como profissional do parto, deixe seu comentário. Será um prazer montar uma “Parte III” sobre Aromaterapia por aqui com a sua ajuda! 🙂


Sem os conhecimentos de Nanda Aranda, naturóloga, doula e fundadora da Althea Naturologia esse artigo não teria sido possível. Obrigada Nanda!❤ . Conheça o trabalho da naturóloga e doula Nanda Aranda aqui: Althea Naturologia
Anúncios

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s