05/05 – Dia Internacional da Obstetriz

Você sabia que hoje comemora-se no mundo inteiro o Dia da Obstetriz? Essas profissionais possuem a linda e árdua missão de proporcionar segurança às mulheres que podem e desejam ter uma assistência humanizada durante o trabalho de parto e parto de risco habitual.

Para comemorar essa data, o blog do Empório Materno traz um artigo que explica quem são as obstetrizes e quais suas funções. Confira!

Quem são as obstetrizes?

As obstetrizes (que podem ser mulheres e homens também) possuem formação superior em obstetrícia.2016_05_05_Dia obstetriz Assim como enfermeiras obstetras (que possuem graduação em enfermagem e pós-graduação em enfermagem obstétrica), são qualificadas para acompanhar tanto o pré-natal quanto o parto de risco habitual, ou seja, quando a mulher não apresenta problemas de saúde que caracterizam as gestações de alto risco, como hipertensão, diabetes, infecções, doenças do coração e do aparelho circulatório ou cesarianas recentes. São também conhecidas como parteiras urbanas.

As obstetrizes, desde o início de sua formação, acompanham e assistem partos naturais, conhecem e desenvolvem técnicas de manejo menos invasivas em caso de distócias (problemas) físicas ou emocionais no decorrer do trabalho de parto. Elas têm capacitação para identificar problemas no pré-natal e durante o trabalho de parto que, por ventura, necessitem da assistência mais especializada de um médico obstetra.

Obstetrizes nos SUS, no hospital e em casa

No SUS, junto às enfermeiras obstetras, as obstetrizes podem ser responsáveis pelos Centros de Parto Normal intra e peri-hospitalares (como as Casas de Parto). Em equipes multidisciplinares, cujos profissionais entendem e respeitam as atribuições dos demais, as obstetrizes desempenham importante papel, ao lado do médico obstetra, de assistência à mulher e ao bebê. No atendimento particular, elas podem formar equipes para a assistência de partos domicilares.

Informe-se e empodere-se para escolher de forma consciente os profissionais que melhor se encaixam no perfil de assistência que você busca para o seu parto!

A luta pelo reconhecimento em São Paulo

Não é de hoje a luta das obstetrizes para que sejam reconhecidas profissionalmente e possam exercer sua função! Na cidade de São Paulo apenas recentemente uma Lei foi sancionada (LEI Nº 16.122, DE 15 DE JANEIRO DE 2015) reconhecendo o cargo de obstetriz, garantindo que essas profissionais tenham o direito de participar de concursos públicos, por exemplo.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Anúncios

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s