Os segredos da bolsa da doula


Tempo de leitura: 6 minutos! 😉


As mãos de uma doula são um presente, uma fonte de alívio, empatia e cuidado amoroso e respeitoso para a mulher que sente as dores necessárias do trabalho de parto. As mãos da doula atuam em conjunto com diversos itens que podem compor sua bolsa de trabalho. Um ou dois rebozos para chacoalhar os quadris e garantir um ambiente de cuidado e – por que não? – ancestralidade, já que as mulheres sabem parir desde tempos imemoriais e um ambiente favorável pode auxiliar a reascender essa sabedoria em seu corpo.

Óleos essenciais que estimulam ou acalmam, podem despertar na mulher seu instinto mamífero e bravo para enfrentar um dos momentos mais marcantes e inexplicáveis de sua vida. Bolsas térmicas de sementes e ervas aromáticas para aquecer o corpo, amenizar a dor e promover a coragem para “(…) menos uma contração e seu bebê está mais perto”.

Acima de tudo, conhecimento baseado em evidências científicas atualizadas, empatia, amor, respeito e paciência… esses são os itens essenciais em uma bolsa de doula, que só com o tempo e a experiência é possível conquistar.

Confira a lista  dos itens essenciais para a bolsa da doula

kit_oleos essenciais2
Todos os itens para a bolsa da doula você encontra no Empório Materno

 

  • Rebozo: Popularizado no Brasil pela parteira mexicana Naolí Vinaver, o rebozo é um xale de origem mexicana, utilizado por profissionais do parto para promover o relaxamento e conforto da gestante. Pode ser usado durante a gestação, em algumas fases do trabalho de parto ou até mesmo na recuperação do pós-parto.
  • O livro A Técnica do Rebozo Revelada: é um manual para o uso do rebozo escrito pela parteira Naolí Vinaver. Ensina todos os truques, manobras e usos para o rebozo de forma didática e simples, com a ajuda de muitas ilustrações.
  • Bolsa térmica de sementes e ervas aromáticas: sabe aquela cólica que a mulher sente no início de trabalho de parto, que ajuda no amolecimento do cólo do útero? A bolsa térmica de sementes e ervas aromáticas é uma “mão na roda” para aliviar essa dor, bem como as dores na lombar típicas do trabalho de parto ativo. Alterne o uso da bolsa térmica com massagens vigorosas nas costas para alívio mais eficaz desses desconfortos.
  • Utensílios para massagem: pode ter certeza… uma hora você vai cansar de fazer massagem, pois é uma das formas mais eficazes de aliviar as dores da mulher em trabalho de parto. Para que não fique sem essa dádiva você pode revezar essa tarefa com o acompanhante da mulher e também utilizar massageadores que ajudam muito nesse momento.
  • Óleos essenciais: ajudam a promover a entrega, energia e relaxamento necessários ao processo de trabalho de parto. Por serem extremamente concentrados, sempre devem ser diluídos em alguma substância carreadora (veja os próximos itens da lista). Os mais utilizados durante o trabalho de parto são o de lavanda (relaxante tanto muscular quanto sutil – emocional) e os cítricos (que dão energia e ânimo)
  • Óleo vegetal: são agentes carreadores dos óleos essenciais, promovendo a sua absorção através da pele, além de facilitar a massagem. Os mais comuns são o óleo de semente de uva (menos denso, recomendando para peles mais oleosas) e de amêndoas doces (mais denso, recomendado para peles secas).
  • Aromatizador (elétrico ou à vela): outra forma de aproveitar os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais é pelo processo de difusão, aquecendo-os em um aromatizador, que pode ser elétrico ou à vela.
  • Velas: para o seu aromatizador à vela e também para criar um clima mais íntimo para o trabalho de parto, com penumbra, calor e aconchego.
  • Uma troca de roupa: é quase certo que você vai passar umas boas horas longe de casa e que, possivelmente, vai sujar a roupa, seja com seu próprio suor, um pouco de sangue, água da banheira ou chuveiro. Muito importante  ter uma troca de roupa à mão para esses casos. No Empório Materno você encontra uniformes (do tipo pijama cirúrgico) personalizados para não precisar mais se preocupar com que roupa vai usar no trabalho de parto. São feitos com tecido 100% algodão, super leves e ocupam pouco espaço  na bolsa, facilitando ainda mais a sua vida! Confira alguns modelos aqui: uniformes personalizados do Empório Materno .
  • Seleção musical: é sempre bom estar prevenida com playlists variadas para promover relaxamento, introspecção, dar mais energia ou coragem… vai que a família não teve tempo de se preparar, não é mesmo?

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Muito obrigada pelo seu comentário! Responderemos o mais breve possível! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s